Sobre mim


Breve Biografia:

Dom Dilermando Freitas de Lima é Bispo da Igreja Católica Ortodoxa Amazônica; é bacharel e professor em Teologia pela Pontifícia Universidad Católica Argentina, Santa María de los Buenos Aires (UCA); Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA; Licenciado em Filosofia pela Faculdade Entre Rios do Piauí - FAERPI; Licenciando em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Cursou e aprovou ainda um semestre de Psicologia, na Universidade da Amazônia (UNAMA), não tendo concluído o curso.


Nascimento:

Nascido a 25 de maio de 1969, as 05h30min na maternidade da Santa Casa de misericórdia do Pará, na cidade de Belém, capital do Estado do Pará, Brasil. Dia de Pentecostes segundo o calendário litúrgico romano para o Brasil. É filho João Batista de Lima (*02.11.1929 - †14.12.2006) e Irene Freitas de Lima (*17.06.1937).


Formação básica:

Até a sexta série do antigo primeiro grau (hoje ensino fundamental), estudou em escola da rede pública, a partir da sétima série até o segundo ano do segundo grau (hoje ensino médio) cursou em escolas da rede privada, retornando apenas no último ano do segundo grau para concluir o terceiro ano técnico, na rede pública, habilitando-se como Assistente Técnico em Administração.


Infância:

Quando criança, destacou-se por sua criatividade e engenhosidade. Desde cedo demonstrou o seu espírito de liderança. De tudo queria ser um pouco, tendo idealizado ser piloto da Força Aérea Brasileira, médico, professor, empreendedor, jornalista, etc., mas o seu maior desejo, o mais profundo de sua alma, era mesmo ser padre. Foi na infância que surgiu o seu primeiro sinal de vocação, com aproximadamente nove anos de idade. Em suas brincadeiras gostava de construir, altares e capelas no quintal da sua casa, onde regularmente reunia os seus coleguinhas para as missas, de brincadeirinhas, que envolviam até quermesses do seu santo padroeiro: Santo Antônio de Pádua.


Adolescência - Juventude:

Muito cedo começou a trabalhar, e diante da oportunidade surgida por meio de uma seleção de menores que houve em sua cidade natal, realizada pelo, então, Banco Real S. A, através do programa: “plano de menores” e logo aos 14 anos de idade, tornou-se bancário, destacando-se rapidamente. Muito cedo adquiriu sua independência financeira e logo começou a ajudar a família.

A nova vida social, logo lhe empurrou para a realidade da vida, e ainda muito novo ingressou nas fileiras dos movimentos políticos e sociais. Foi militante do PT quando este ainda era considerado um movimento subversivo, no Brasil. Participou do movimento de luta sindical – na época, Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá –; foi dirigente do Centro Comunitário Tiradentes, do seu bairro e líder estudantil. Sempre teve um espírito de liderança. Na Igreja Católica Romana, ainda adolescente participou de movimentos de jovens, foi catequista, missionário e animador de comunidades. Depois de muitas idas e vindas. Quando chegou o momento certo, decidiu entrar para o seminário.


Seminário e formação sacerdotal:

Ingressou no seminário dos Padres Agostinianos Recoletos, em 1991, e foi enviado para cursar filosofia em Franca, interior de São Paulo. Mas diante de uma crise na formação que passou o seminário dos padres agostinianos recoletos em Franca, pediu um tempo e saiu do mesmo. Após quase quatro anos fora, mas ainda manifestando vocação, foi convidado pelos padres agostinianos recoletos a retornar para o seminário. Em Belém, sua cidade natal, recomeçou sua caminhada vocacional em preparação ao sacerdócio, concluindo, a filosofia iniciada em Franca, agora em Belém, no ano de 1997. Recentemente teve os estudos seminarísticos de filosofia reconhecidos, por meio do reaproveitamento de disciplinas, obtendo definitivamente a Licenciatura em Filosofia sendo esta concluída na FAERPI. 

Em 1998 foi enviado para o noviciado na Espanha, no Convento Nuestra Señora del Buen Consejo em Monachil – Granada. Emitiu os seus primeiros votos na vida religiosa, na Ordem dos Agostinianos Recoletos, no dia 03 de janeiro de 1999, em Belém. Após a profissão simples dos votos foi enviado para cursar teologia em Buenos Aires, República Argentina, residindo no Seminário Mayor San Ezequiel Moreno e estudando na Pontifica Universidad Católica Santa María de los Buenos Aires. Concluídos os estudos teológicos professou os votos solenes no dia 09 de fevereiro de 2003, também em Belém. Uma semana depois, foi ordenado diácono, no dia 15 de fevereiro de 2003, por mãos de Dom Flávio Geovenale, SDB, bispo diocesano de Abaetetuba, e no dia 14 de setembro de 2003 foi ordenado presbítero por Dom Frei José Luís Azcona Hermoso, OAR, bispo prelado do Marajó.

Celebrou a sua primeira missa solene com o povo, no dia 21 de setembro de 2003, as 17h30, na Igreja de São José de Queluz, em Belém do Pará, mesmo lugar onde professou todos os votos e recebeu as ordenações.

Após oito anos de sacerdócio, dentro da Igreja Católica Romana, após algumas decepções na vida religiosa, decidiu buscar autenticidade na Igreja Ortodoxa. Não encontrando grupos ortodoxos no Brasil, passou a colaborar em 2011 com a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, por meio de alguns sacerdotes amigos. Por fim, não identificando-se com a doutrina miafisita dos siríacos e devido a grande dificuldade de aproximação com as Igrejas Bizantinas no Brasil, fundou sua própria comunidade e a Fraternidade do Santíssimo Nome de Jesus, tendo recebido a sagração episcopal a convite de amigos bispos.

Foi sagrado bispo validamente no dia 07/03/2015, em Luiziânia - GO, por por Dom José Kennedy de Freitas (Dom Freitas – então, Arcebispo da Igreja Episcopal Tradicional do Brasil; Dom Edivaldo dos Santos (Dom Edivaldo - Arcebispo da Igreja Católica Apostólica da Redenção); Dom Francisco Adegildo Férrer (Dom Férrer - então, Bispo Auxiliar da Igreja Veterocatólica no Brasil); Dom Diego Moura (Bispo Auxiliar da Igreja Católica Apostólica da Redenção); Dom Genival Martins de Oliveira (então, Arcebispo e Núncio Apostólico da Igreja Católica Apostólica da Redenção). 


E-mail: i-diler@msn.com
Twitter: @dilerfreitas
Cel. (91) 98485-4074 (whatsapp)