27. O desejo de Deus
está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para
Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de
encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar:
O aspecto mais sublime da dignidade
humana está nesta vocação do homem à comunhão com Deus. Este convite que Deus
dirige ao homem, de dialogar com ele, começa com a existência humana. Pois se o
homem existe, é porque Deus o criou por amor e, por amor, não cessa de dar-lhe
o ser, e o homem só vive plenamente, segundo a verdade, se reconhecer
livremente este amor e se entregar ao seu Criador.
28. Em sua história, e
até os dias de hoje, os homens têm expressado de múltiplas maneiras sua busca
de Deus por meio de suas crenças e de
seus comportamentos religiosos (orações, sacrifícios, cultos, meditações etc.).
Apesar das ambiguidades que podem comportar, estas formas de expressão são tão
universais que o homem pode ser chamado de um ser religioso:
De um só (homem), Deus fez toda a raça
humana para habitar sobre toda a face da terra, fixando os tempos anteriormente
determinados e os limites de seu hábitat. Tudo isto para que procurassem a
divindade e, mesmo se às apalpadelas, se esforçassem por encontrá-la, embora
Ele não esteja longe de cada um de nós. Pois nele vivemos, nos movemos e
existimos (At 17,23-28).
29. Mas esta "união
íntima e vital com Deus" pode ser esquecida, ignorada e até rejeitada
explicitamente pelo homem. Tais atitudes podem ter origens muito diversas: a
revolta contra o mal no mundo, a ignorância ou a indiferença religiosas, as
preocupações com as coisas do mundo e com as riquezas, o mau exemplo dos
crentes, as correntes de pensamento hostis à religião, e finalmente essa
atitude do homem pecador que, por medo, se esconde diante de Deus e foge
diante de seu chamado.
30. "Alegre-se o
coração dos que buscam o Senhor!" (Sl 105,3). Se o homem pode esquecer ou
rejeitar a Deus, este, de sua parte, não cessa de chamar todo homem a
procurá-lo, para que viva e encontre a felicidade. Mas esta busca exige do
homem todo o esforço de sua inteligência, a retidão de sua vontade, "um
coração reto", e também o testemunho dos outros, que o ensinam a procurar
a Deus.
Vós sois grande, Senhor, e altamente
digno de louvor: grande é o vosso poder, e a vossa sabedoria não tem medida. E
o homem, pequena parcela de vossa criação, pretende louvar-vos, precisamente o
homem que, revestido de sua condição mortal, traz em si o testemunho de seu
pecado e de que resistis aos soberbos. A despeito de tudo, o homem, pequena
parcela de vossa criação, quer louvar-vos. Vós mesmo o incitais a isto, fazendo
com que ele encontre suas delícias no vosso louvor, porque nos fizestes para
vós e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em vós.
Bibliografia:
- Catecismo da Igreja Católica, Edição
típica vaticana, Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 2000. Páginas 21-24.
Assistir o filme “O som do coração” (título original: August Rush) e para ajudar na compreensão, ler o enredo
publicado em: http://pt.wikipedia.org/wiki/August_Rush
Depois de assistir o filme, formar grupos de no máximo quatro alunos e responder as seguintes perguntas:
Depois de assistir o filme, formar grupos de no máximo quatro alunos e responder as seguintes perguntas:
1.
Descreva os personagens principais do filme e quais as suas atitudes.
2.
O texto “O homem é capaz de Deus”
afirma que “O desejo de Deus está inscrito no coração do homem,
já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o
homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade
que não cessa de procurar”. - Responda: Qual o principal meio utilizado por Deus para atrair e reunir o menino aos seus pais e como isso ocorre? Que personagens tentam impedir a união ou o reencontro do menino com os seus pais e por quê?
3.
Podemos afirmar que o menino Evan Taylor cognominado August Rush apresenta as características
afirmadas no parágrafo a seguir? “... os homens têm expressado de múltiplas maneiras sua
busca de Deus por meio de suas crenças e de seus comportamentos religiosos
(orações, sacrifícios, cultos, meditações etc.). Apesar das ambiguidades que
podem comportar, estas formas de expressão são tão universais que o homem pode
ser chamado de um ser religioso”? - Em caso afirmativo, como é que o menino August Rush demonstra esse comportamento religioso?
4. Partindo do seguinte parágrafo: “... a "união
íntima e vital com Deus" pode ser esquecida, ignorada e até rejeitada
explicitamente pelo homem. Tais atitudes podem ter origens muito diversas: a
revolta contra o mal no mundo, a ignorância ou a indiferença religiosas, as
preocupações com as coisas do mundo e com as riquezas, o mau exemplo dos
crentes, as correntes de pensamento hostis à religião, e finalmente essa
atitude do homem pecador que, por medo, se esconde diante de Deus e foge diante de seu chamado”. - Descreva uma cena do filme em que podemos encontrar alguma das razões em
que o ser humano esquece a sua “união íntima com Deus” e por quê?
5. O número 30 do texto
afirma que “Se o homem pode esquecer ou
rejeitar a Deus, este, de sua parte, não cessa de chamar todo homem a
procurá-lo, para que viva e encontre a felicidade. Mas esta busca exige do
homem todo o esforço de sua inteligência, a retidão de sua vontade, "um
coração reto", e também o testemunho dos outros, que o ensinam a procurar
a Deus.” - Em que momento ou cena do filme encontramos a ideia de reencontro do ser
humano com o seu criador (Deus)? Descreva a cena.
Orientações sobre a atividade aqui proposta.
Esta atividade equivale a 4ª avaliação dos alunos da 8ª série (9º ano) do ensino fundamental.
Escolas envolvidas: EEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos; EEFM Duque de Caxias; ERC EF La Salle Celina del Teto; EEF Eugênia Cavallero de Macedo. Os alunos deverão transcrever as perguntas para uma folha de papel com pauta (papel almaço de prova) e depois respondê-las em grupos de no máximo quatro alunos.
A data de entrega corresponde ao dia da prova. Faço lembrar que não haverá segunda chamada para a 4ª avaliação e portanto é imprescindível que os alunos entreguem os seus trabalhos até a data da prova, conforme o calendário da escola. Não esquecer de fazer o cabeçalho da atividade conforme a seguinte orientação:
ESCOLA:
DIRETOR (A):
PROFESSOR:
ALUNOS:
DATA: SÉRIE: TURMA: TURNO:
Orientações sobre a atividade aqui proposta.
Esta atividade equivale a 4ª avaliação dos alunos da 8ª série (9º ano) do ensino fundamental.
Escolas envolvidas: EEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos; EEFM Duque de Caxias; ERC EF La Salle Celina del Teto; EEF Eugênia Cavallero de Macedo. Os alunos deverão transcrever as perguntas para uma folha de papel com pauta (papel almaço de prova) e depois respondê-las em grupos de no máximo quatro alunos.
A data de entrega corresponde ao dia da prova. Faço lembrar que não haverá segunda chamada para a 4ª avaliação e portanto é imprescindível que os alunos entreguem os seus trabalhos até a data da prova, conforme o calendário da escola. Não esquecer de fazer o cabeçalho da atividade conforme a seguinte orientação:
ESCOLA:
DIRETOR (A):
PROFESSOR:
ALUNOS:
DATA: SÉRIE: TURMA: TURNO:
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