domingo, 15 de janeiro de 2012

O Animismo



Os Animistas acreditam que existem espíritos que vivem por toda parte, dão vida e protegem todas as coisas. Assim, segundo a mentalidade animista há espíritos nas rochas, nas árvores, nas sementes, na água, e nas pessoas estejam estas últimas vivas ou mortas. Eles acreditam que esses espíritos podem atrair tanto coisas ruins, como boas, assim os espíritos combatem as doenças e as secas, mas também castigam com enfermidades e tragédias.


Para que os espíritos desistam de causar danos, ou para obter algum benefício que se queira alcançar por meio dos espíritos, é preciso oferecer sacrifícios aos mesmos. Assim, por exemplo o sacrifício de uma galinha pode agradar os espíritos e se obter uma boa colheita, ou amarrar um laço de cabelo (simpatia) para que um coqueiro produza bons cocos, etc. O uso de amuletos (chamados fetiches), entre os animistas, é muito comum pois os animistas creem que os amuletos possuem poderes mágicos para protegê-los do mal. 

O Animismo, não é propriamente uma religião e sim um conjunto de crenças baseadas no culto dos espíritos e está presente em todo o mundo, especialmente naqueles países onde ainda não foi implantada uma religião institucional como o cristianismo. Podemos encontrar  tradições animistas entre as tribos primitivas ou povos que ainda se mantém isoladas da civilização e conservam suas próprias tradições, por exemplo, entre as tribos aborígenes de países africanos e da Oceania, na Ásia, entre os indígenas das três Américas, etc.

É possível, ainda, encontrar elementos de crenças animistas misturadas com as crenças de outras religiões como acontece dentro do hinduísmo, do budismo, do islamismo, e até mesmo no cristianismo, sobre tudo na religiosidade popular (prática da religião a partir do uso da sabedoria e da experiência popular) onde os cristãos não tiveram o suficiente ensino bíblico. A essa mistura, chamamos de sincretismo religioso.

No animismo os homens e as mulheres com conhecimento especial do mundo espiritual são chamados curandeiros, bruxas, xamãs ou feiticeiros. Os praticantes do animismo vão até essas pessoas para obter ajuda e proteção dos espíritos e através de rituais de magia e feitiçaria. A espiritualidade animista pode ser uma "faca de dois gumes", pois os animistas a usam tanto para praticar o bem, como agradecer por um benefício alcançado, como também para fazer o mal contra outras, sobre tudo se for inimiga.

A maioria dos animistas são cheios de temores e de superstições. Os animistas olham  os  lugares, árvores, rios, os estrangeiros, não da mesma forma como os não supersticiosos as olham. como simples coisas ou objetos, os animistas estão sempre preocupados em agradar os espíritos e se alguma coisa acontece com alguém pode ser castigo ou presente destes, e ainda que a ciência atribua uma causa óbvia para determinado fenômeno, isso não entra na mentalidade animista que é uma forma de mentalidade ainda muito primitiva de ver e viver a vida. 

Os Animistas também cultuam os espíritos dos seus ancestrais, os membros da família das gerações anteriores, e os mortos. Eles acreditam que as pessoas que morrem tornam-se espíritos que são capazes tanto para ajudar como para ferir aqueles que ainda estão vivos.  Os animistas, frequentemente, oferecem sacrifícios para esses espíritos, na esperança de ajudá-los a ter boas colheitas, obterem mais dinheiro ou mais filhos.

Os animistas, acreditam que os espíritos de seus antepassados ​​podem curar doenças ou outros problemas na família. Se algum animista esquecer de cultuar os espíritos dos ancestrais ou deixar de oferecer sacrifícios aos seus antepassados as coisas poderão ir mal. Os animistas, acreditam que serão punidos por não oferendá-los. Mas, quando o sacrifício e culto animista, não dá certo, os animistas acreditam que outra pessoa de fora ou alguém da família deve ter pecado e provocou a ira dos ancestrais. Isso gera desconfiança uns dos outros e é preciso descobrir o culpado para que este seja punido por ter atraído o mal e a ira dos espíritos. Isso é terrível, porque entre os animistas há sempre um clima de hostilidade e insegurança, pois tudo o que acontece de ruim pode ser por causa da presença de alguém que cometeu algum delito.

O animismo não possui livros sagrados, como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo, as suas crenças e histórias são transmitidas de geração em geração, de pai para filhos e netos de forma oral em forma de contos ou de ensinamentos e também através de exemplos e das práticas ritualísticas tradicionais.


25 comentários:

  1. Respostas
    1. Aff falso moralista influenciado pela mídia branca capitalista. RACISTA!!!

      Excluir
  2. Você poderia ter evitado de colocar seu juízo de valor, seus conceitos sobre o animismo, isso daria mais objetividade ao texto. Frases como: "A maioria dos animistas são cheios de temores e de superstições", "isso não entra na mentalidade animista que é uma forma de mentalidade ainda muito primitiva de ver e viver a vida", "Isso é terrível", podem ser evitadas se você pretender ensinar sobre o pensamento religioso de forma mais isenta.

    ResponderExcluir
  3. Oi eu gostaria de saber se os animistas cultuam deuses tipo deus do sol? Por que tem outras paginas que diz que eles cultuam, e se caso eles cultuam por favor me diga quais.... Obrigada

    ResponderExcluir
  4. O animismo é realmente essa crença que aqui se falou. Mas também tem que se perceber que ela em si propria é por lado uma barreira para o desenvolvimento social , por outro é uma espécie de manutenção daquela cultura. Pois o seu poder é assim legitimado.

    Temos que compreender as suas percepções

    ResponderExcluir
  5. gostei da explicacao muito práctica!!

    ResponderExcluir
  6. gostei da explicacao muito práctica!!

    ResponderExcluir
  7. Ajudou Bastante... Tirei 10 No Trabalho. Adoreiiiiiiiiiiiiiii.
    Muito Obrigada Mesmo 💜

    ResponderExcluir
  8. Péssimo texto, sem nenhuma base de conhecimento e cheio de preconceito religioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. namoral , fica quietao essaé minha religiao moro
      seu filho duma cavala sem mae arromabinha

      Excluir
  9. Oi então,eu queria saber sobre o
    "Um futuro da tribo" quem puder me ajudar eu agradeço preciso para hoje a noite!

    ResponderExcluir
  10. texto bosta so tem cachaçeiro nessa merda

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. quais relegioes brasileiras tem características animistas

    ResponderExcluir
  13. Eu queria saber sobre o animismo
    Ele é um tipo de crença voltada principalmente para qual grupo étnico???

    ResponderExcluir
  14. Que texto inútil affz!quero saber como os animistas se protegem do mal e n isso crlho Mano q merda

    ResponderExcluir
  15. Nós não vemos almas em tudo que você descreveu no texto,nem tudo que você falou sobre fetiche e verdade.procurou muita informação para pessoas que concertesa acredita nessas coisas, quando nós estudamos deixamos de ser primitivo como você colocou no texto,nossa religião pode não ter um livro para ser guiado mas nosso saber vem dos mais sábio como foi dito. Nossos força vem do tempo vem de tudo que acreditamos que tenha força boas energias,sem falar que você fala descrente e mostra que zomba desrespeitando a religião, você não precisa acreditar, você só precisa respeitar.

    ResponderExcluir
  16. Qual o numero de adeptos do animismo???

    ResponderExcluir
  17. Qual é a base da crença animistas

    ResponderExcluir