terça-feira, 18 de setembro de 2012

Bíblia ou Ciência? Quem está com a razão?



Ao contrário daquilo que se poderia imaginar e apesar de serem duas coisas muito diferentes uma da outra, a fé e a ciência não são absolutamente opostas entre si. Na realidade, são duas maneiras de analisar e tentar explicar as coisas. Apesar de toda a evolução, a ciência humana nunca conseguiu responder a todas as perguntas e anseios da humanidade, sobretudo com relação à origem de tudo o que existe. As explicações científicas são ainda muito limitadas e não consegue esclarecer tudo.

Por outro lado, a bíblia, não é uma coleção de escritos científicos ou históricos, nela não encontramos explicações científicas sobre a origem do universo e do ser humano, porém a fé nos leva a crer que há um Ser Superior que tudo criou e ordenou perfeitamente. A esse Ser, chamamos de Deus. Ficamos deslumbrados com tamanha beleza que há no universo e tanta perfeição. Baseado nos relatos bíblicos, entendemos que Deus tudo criou e ordenou ao ser humano, para que este pudesse viver em paz e em harmonia com todos os outros seres criados.

Vejamos o que nos diz o Profeta Isaías:
“ assim diz o Senhor, [...] Eu fiz a terra e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus e a todos os seus exércitos dei as minha ordens. [...]
Porque assim diz o Senhor que criou os céus, o Deus que formulou a terra e a fez; ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro”.
(Bíblia Sagrada. Isaías, Capítulo 45, versículos 11, 12 e 18).


Origem do mundo sempre preocupou o homem

Explicar a criação do universo sempre foi um desejo do homem. Todas as religiões apresentam versões deste mistério, mais ou menos reconfortantes. Outra maneira de saciar a curiosidade humana é através da ciência, que usa métodos diferentes para conseguir este objetivo.

As crenças religiosas têm base em dogmas e na autoridade divina ou de seus representantes na terra. As crenças científicas são de outro tipo. Como diz o filósofo e matemático inglês Bartrand Russel (1872-1970): “não é aquilo em que o homem de ciência acredita que o distingue, mas sim o como e o porquê de suas crenças”.
A visão científica do Universo evoluiu lentamente, num processo de tentativa e erro. A Astronomia teve grande evolução na antiguidade, especialmente entre os gregos.

Havia uma grande diversidade de teorias. Um astrônomo, Aristarco de Samos (que viveu aproximadamente entre 310-230 a. C.), antecipou a hipótese de que os planetas giram em torno do sol e que a Terra gira sobre o seu próprio eixo. A hipótese foi rejeitada pela maioria dos astrônomos da época, porém, as visões de outro astrônomo grego, Ptolomeu (século 2 a. C.) foram aceitas por mais de 1400 anos. Para ele, a terra era o centro do universo e os corpos celestes se moviam em movimentos circulares e uniformes.

As pesquisas de Nicolau Copérnico (1473-1543), Johanes Kepk (1571-1630), Tycho Brahe (1554-1601) e Galileu Galilei (1564-1642), entre outros, mudaram a visão de mundo, colocando o Sol no centro do sistema planetário. Com o progresso da investigação astronômica, nosso Sistema Solar perdeu mais ainda da importância que tinha aos olhos dos antigos. O Sol é uma pequena estrela de uma galáxia que comporta inúmeras estrelas, de um Universo com inúmeras galáxias.

A humanidade acreditou por muito tempo que estava no centro do universo. Hoje em dia, sabemos que o universo não tem um centro.
Folha de S. Paulo, 20 de abril, 1981.



AGORA TESTE O SEU CONHECIMENTO:

1. É verdade que a fé e a ciência são absolutamente incompatíveis? Explique.
2. A bíblia é uma coleção de escritos científicos? Explique.
3. O que a Bíblia afirma no Livro do Profeta Isaías, capítulo 45, versículos: 11,12 e 18 ?
4. Por que a origem do mundo sempre preocupou o ser humano?
5. Qual a diferença entre crenças religiosas e crenças científicas?
6. Quem foi Aristarco de Samos e que teoria defendeu sobre o universo?
7. Por que as pesquisas de Nicolau Copérnico e de Galileu Galilei, mudaram a visão do mundo?


2 comentários:

  1. Oi professor adorei muito seu logo aprendi muita coisa......
    aluna: Carolina
    Colégio: Santa Madre
    Série: 8 ano B

    ResponderExcluir