segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Igreja Católica Ortodoxa Amazônica


A Igreja Amazônica é uma Igreja Cristã Particular Lusófona, equivalente à uma diocese territorial e pessoal. 

A Igreja Amazônica adota o modelo de autocefalia caracterizado pela total independência em relação às demais Igrejas Cristãs, tanto em questões jurídicas quanto de autoridade, ainda que espiritualmente mantenha certa comunhão com todas as que professam a mesma fé e conservam o episcopado válido. Não depende, porém, de nenhum papado ou patriarcado. Em outras palavras, a Igreja Amazônica possui governo próprio com direito de eleger o seu próprio Episcopado, podendo também destituí-lo, obedecendo ainda a um regimento interno próprio.

A Igreja Amazônica é uma igreja nacional, tal como são e sempre foram todas as igrejas ortodoxas existentes, até então, porém é parte da Una Santa Católica Apostólica Igreja de Cristo, conservando a ortodoxia da doutrina cristã. Por esse motivo também, chama-se Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Amazônica.

A palavra ‘ortodoxo’, vem do grego ορθόδοξος (orthódoxos) e designa aquele que professa a ortodoxia, a doutrina original, reta, verdadeira.

A Igreja Amazônica é fiel à doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo, às Sagradas Escrituras, em especial os Santos Evangelhos, à Tradição Apostólica e à Doutrina Dogmática dos sete Concílios Ecumênicos (Universais) da Igreja, que formam a base da verdadeira doutrina cristã, conforme está resumida no símbolo niceno-constantinopolitano. 

A Igreja Amazônica é igreja verdadeira porque além de guardar o depósito da fé cristã ortodoxa, conserva intacta e ininterrupta a sucessão apostólica através do seu episcopado válido, com a colaboração do seu clero, da administração dos sete sacramentos deixados por Nosso Senhor Jesus Cristo e atualizados pela vontade do Pai eterno, através da força do Espírito Santo, a saber: Batismo, Eucaristia, Confirmação, Penitência, Unção dos Enfermos, Matrimônio e Ordem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário