segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A Criação - Como tudo começou



A criação

O ser humano, ao longo de sua história, sempre esteve instigado a investigar e descobrir a origem da Terra, dos seres vivos e a sua própria origem. Ao longo do tempo e nas mais diversas comunidades criaram-se explicações para o surgimento da Terra e dos humanos que nela habitam.

A criação segundo os indígenas brasileiros

Os indígenas brasileiros, por exemplo, têm em sua rica cultura diversas lendas que explicam o surgimento e a existência dos mais variados elementos, seres e fenómenos da natureza.
Apesar de as lendas variarem de um para outro povo indígena, em todas elas há explicações para a criação do mundo e dos seres que o habitam e para os elementos e fenómenos que os acompanham.
Segundo uma dessas lendas, Tupã (o Deus maior e do Bem) criou o Universo cheio de beleza e perfeição. Encheu o vasto céu de estrelas luminosas. Colocou no infinito laci (ou Jaci), a Lua, para presidir a noite e suavizar a vida dos seres humanos. Também criou Guaraci, o Sol, que dá vida a todas as criaturas e preside o dia. Conforme a lenda, Tupã criou o homem e a mulher, os animais e os vegetais.

A criação na mitologia grega

Para os gregos antigos, o surgimento do Universo estava relacionado com a existência de divindades. Segundo as lendas da mitologia grega, no princípio, havia somente o grande Caos, a primeira divindade surgida no Universo.
Depois surgiu Gaia (a Terra), dando ao Caos um sentido, limitando-o especialmente. Em seguida, surgiu a Noite e o Érebo (sombras).
Gaia, sozinha, gerou Urano (o Céu). Também sozinha, a Noite gerou o Dia.
Surgiu, então, Eros, o amor universal, que fez Gaia se apaixonar por Urano e gerar os primeiros deuses — seres gigantescos com força extrema chamados de Titãs — e também os Ciclopes, que eram deuses gigantes com um só olho na testa, todos violentos e destruidores.
Segundo a lenda, um dos filhos de Gaia e Urano, Cronos (o Tempo), revoltou-se contra seus irmãos e seu pai, castrando-o, para assim evitar o nascimento de mais irmãos destruidores. Com isso, a Terra e o Céu foram separados. Posteriormente, na Terra, viria a surgir o homem.

A criação segundo outros povos

Entre os hindus, Shiva, deus da destruição e regeneração, está ligado ao surgimento do mundo, pois foi ele quem o criou.
Para os astecas, o primeiro deus, Ometecuhtli (deus supremo), surgiu com aspecto feminino e masculino, gerando quatro filhos, os Tezcatlipocas, que disputavam o mundo, destruindo-o por quatro vezes. Ometecuhtli gerou então outro filho que por si criou o mundo e os seres humanos.
Todas essas explicações e tantas outras que existem são mitos criados pelos seres humanos, visando suprir a curiosidade quanto ao início da existência humana, pois este sempre foi um tema intrigante nutrido pela humanidade.
Os seres humanos mais remotos perguntavam-se como surgira o Universo, as pessoas e todas as coisas. Com o tempo, foram aparecendo mitos, que eram hipóteses para responder a esses questionamentos.
Mais tarde, surgiu a ciência, que se tornou responsável por investigar e explicar os mais diversos fenómenos naturais.
Perguntas como "Por que chove?" ou "Por que existem terremotos?", além de uma infinidade de outras indagações, foram explicadas pelos cientistas, com o emprego de variadas ciências.
Para a ciência, o Universo surgiu a partir de uma expansão iniciada há aproximadamente 20 bilhões de anos. Essa teoria é chamada de Big-Bang e, por ela, inicialmente tudo que existe, no Universo, estava concentrado em uma situação de altíssimas densidade e temperatura; então, matéria e energia começaram a se expandir, resultando no Universo que conhecemos hoje. Essa expansão continua ocorrendo, e, desse modo, o Universo vai crescendo a cada dia.
De acordo com essa teoria, após 400 milhões de anos do início da expansão, formaram-se as galáxias e, logo depois, as estrelas. O Sol surgiu há aproximadamente 5 bilhões de anos, e o nosso planeta, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. A Terra localiza-se em uma galáxia espiral chamada Via Láctea, que por sua vez é constituída por aproximadamente 100 bilhões de estrelas.

A criação segundo a Bíblia

Diante da imensidão do Universo, ficamos ainda mais inquietos, pois percebemos a nossa insignificância e pequenez perante tudo isso.
A ciência explicou diversos fenómenos que, no passado, eram inexplicáveis, mas ainda não conseguiu explicar com total satisfação a origem da vida na Terra. Também ainda não determinou com precisão o momento em que tudo surgiu.
Quanto mais se descobre, mais questionamentos surgem quanto à criação e ao início de tudo. No entanto, apesar da natural curiosidade humana, nem tudo pode ser conhecido e compreendido cientificamente. Por isso, todo esse mistério nos aproxima ainda mais de Deus.
Tudo nos leva a crer na existência de um ser superior a tudo e a todos, e que realmente seria o criador, como relata a Bíblia, um livro considerado sagrado pela maior parte das religiões e inspirado por Deus, também chamado de Javé (ou Jeová).
Na Bíblia Sagrada, é o Génesis — primeiro livro do Velho Testamento — que explica o surgimento dos seres humanos na Terra:

No princípio, criou Deus os céus e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. [...]
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca.
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
[...]
E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. [...]
E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. [...]
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra, conforme a sua espécie; e assim foi.
E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom.

Bíblia Sagrada. Génesis, capítulo 1, versículos 1 a 31.

Bibliografia:

Vasconcelos, Ana: Coleção base do Saber: ensino religioso, 1ª ed. – São Paulo, Editora Rideel, 2009, páginas 10-15


Para responder:

1. O que diz a lenda indígena sobre a criação do mundo?
2. Como a mitologia grega explica a criação do universo? 
3. Em que livro, capítulo e versículos da Bíblia encontramos o relato da criação do mundo? 
4. Qual a explicação da ciência para a origem do universo (mundo)?
5. Apesar das diferentes explicações sobre o surgimento do universo, percebe-se que todos os povos são unânimes em afirmar a necessidade da existência de uma inteligência superior criadora e ordenadora a quem comumente damos o nome de ____________________.

18 comentários:

  1. obrigado, por mais uma vez vcs derem uma tarefa inteira pra mim, vlw ajudou

    ResponderExcluir
  2. OBG Cara, é usei para uma coisa importante

    ResponderExcluir
  3. DEUS NA SEXTA FEIRA DURANTE O HAPPY HOUR DE COMEMORAÇÃO POR TUDO MARAVILHOSO QUE TINHA FEITO FOI CONVIDADO PELOS ANJOS A FAZER OS SERES HUMANOS, QUE NÃO QUERIA FAZER, MAS DIANTE DE TANTA EXIGÊNCIA DOS ANJOS ACABOU FAZENDO ESSAS CRIATURAS QUE ESTÃO ACABANDO COM O MUNDO MARAVILHOSO QUE FEZ. AQUI FAÇO A DIFERENÇA IVO LOBO

    ResponderExcluir
  4. Por certo, Uma pessoa muitíssimo inteligente e sábio é o responsável pela criação do universo.

    ResponderExcluir
  5. Sempre é bom saber mais do que os nossos pais nos ensinam!!!

    ResponderExcluir
  6. olha eu gostei, eu copiei no mmeu caderno de ensino religioso, por que era umn trabalho, ah e eu comento de novo qual foi a minha nota...

    ResponderExcluir
  7. ola,gostei bastante,nao era para nenhum trabalho mais sim para entender mesmo as teorias existentes

    ResponderExcluir
  8. Eu te amo senhor,te temo,te respeit,te desejo,te espero e tudo mas

    ResponderExcluir