segunda-feira, 11 de junho de 2012

O planeta em que vivemos

Planeta Terra

A Terra é um planeta que gira em torno do Sol; é o terceiro mais próximo dessa estrela e está situado entre os planetas Vênus e Marte.

Até o momento, a Terra é o único planeta em que se sabe há vida. Mas isso só é possível devido à posição que a terra ocupa em relação ao Sol: a terra está distante do sol a aproximadamente 149.600.000 quilômetros. 

A posição que a terra ocupa na via láctea (nome da nossa galáxia) privilegia o nosso planeta já que estamos há uma distância considerada ideal, ou seja, se estivéssemos mais próximos do sol, daquilo que já estamos não haveria vida no planeta terra devido ao excesso de calor, por outro lado, se a terra estivesse mais distante do sol, daquilo que ela já está, a terra esfriaria demasiadamente impossibilitando a vida no planeta, devido ao congelamento que ocorreria no mesmo.

Sabe-se que 70% da superfície da terra é coberta por água, contribuindo bastante para as condições ideais de vida no planeta. Já os 30% restantes, da sua superfície, representam a sua parte sólida que chamamos de continentes, conhecidos por: Ásia, África, América, Antártica, Europa e Oceania.

A terra conta ainda com uma espécie de escudo protetor, parecido a uma gigantesca bolha de ar, que a envolve por completo, protegendo-nos dos choques contra os meteoritos, filtrando os raios solares nocivos à vida e concentrando o oxigênio necessário à vida na superfície terrestre. Essa proteção chama-se atmosfera.

A terra está sempre em movimento. Os dois movimentos que a terra executa são os de rotação e o de translação.

O movimento de rotação, é aquele que a terra faz girando em torno ao seu próprio eixo imaginário. Esse movimento nos faz entender que é executado do oeste para o leste e tem a duração de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos. A rotação da terra nos permite contar os dias, as horas, os minutos, os segundos e os centésimos de segundos.
Movimento de Rotação da Terra

Já o movimento de translação trata-se da volta completa que dá a terra em torno do sol. Este movimento dura em torno de 365 dias, ou seja, um ano e seis horas. A cada quatro anos os cientistas multiplicam as 6 horas que sobram de cada ano por 4 (6x4=24 horas), um dia a mais, dando origem ao ano bissexto, o ano que contém 366 dias. 
Movimento de Translação da Terra

O movimento de translação além de identificar a sucessão de anos, também nos permite reconhecer o ciclo das estações que cada ano apresenta, como: primavera, verão, outono e inverno.

O planeta em que vivemos possui uma grande beleza e uma enorme diversidade de fauna (vida orgânica animal) e de flora (vida orgânica vegetal e mineral), graças aos diferentes climas e tipos de solos que no planeta existem, além da água abundante.

Agora teste o seu conhecimento:
1. Explique por que a terra é o único planeta da Via Láctea que possui vida?
2. Por que no planeta terra há diversidade de fauna e de flora?
3. Por que quando um meteorito se precipita contra o nosso planeta este se inflama e se autodestrói antes mesmo de alcançar o solo?
4. Explique o movimento de translação que a terra executa.
5. O que é o movimento de rotação e qual a sua durabilidade?

Um comentário: