segunda-feira, 11 de junho de 2012

O Transcendente


O termo Transcendência, pode ter diferentes significados, como a superação de limites, por exemplo:  um atleta que bate um recorde olímpico, superando uma marca jamais atingida por outro ser humano. O fato do atleta bater um recorde olímpico pode ser considerado transcendente, pois exige do atleta, concentração, disciplina, disposição e um sobre-esforço capaz de superar as barreiras do limite humano. Por outro lado, a qualidade de "Ser transcendente" é unica e exclusivamente pertencente à Deus, que é o ser por excelência, ou seja, Deus está acima de qualquer outro ser, e não possui limites e nem barreiras algumas. O ser humano, pode até transcender (superar) algumas das suas limitações, porém não é transcendente, apenas Deus o é. Deus é onipotente, onisciente e onipresente.


Alguns atributos divinos: 


Deus é Onipotente porque é todo poderoso, é energia criadora, ordenadora e mantenedora das coisas criadas. Deus é ilimitado e sobrenatural, está além e acima de nós os seres criados por Ele. Deus não precisa de outros seres; Deus não possui necessidades, Deus basta por si mesmo.


Deus é Onisciente porque é a própria consciência cósmica, universal. Deus possui o conhecimento infuso, que não se aprende de nenhum outro ser, é um conhecimento único, próprio e perfeito; Deus sabe de tudo inclusive o que passa na consciência de qualquer ser racional. 


Deus é Onipresente, ou seja, está presente em todos os lugares ao mesmo tempo, mas segundo a nossa concepção monoteísta, não pode ser confundido com todas as coisas, já que Deus é um Ser Único e indivisível, ou seja não pode ser dividido e confundido com as coisas criadas. Em outras palavras, Deus está em tudo, mas nem tudo é Deus.


Agora teste o seu conhecimento:
1. O que significa afirmar que Deus é um Ser ilimitado?
2. É correto afirmar que o ser humano é um ser transcendente por excelência? Justifique a sua resposta.
3. Qual dos atributos divinos confere à Deus a ideia de uma inteligência ordenadora do universo?
4. Explique o que você entendeu por: "Deus está em tudo, mas nem tudo é Deus".
5. Você conhece algum fato concreto em que uma pessoa tenha superado suas próprias limitações? Relate o fato e com quem aconteceu?

Um comentário:

  1. Deus é o Criador; do Céu, da Terra, do Universo, do Homem, da Natureza e tudo que nele há. Simplesmente Deus é.

    ResponderExcluir