sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Religiosidade e Religião


Religiosidade e religião são palavras com significados diferentes. Religiosidade é a dimensão do ser humano pela qual ele experimenta o lado espiritual e transcendente da vida, este é um entre outros significados desta palavra.

Uma pessoa pode não participar de nenhuma religião e ainda assim continuar sendo religiosa, isto porque a religiosidade é inerente ao ser humano, isto significa que ele nasce com esta dimensão.

A religiosidade pode ser desenvolvida de uma forma positiva a partir da educação ou formação do senso ético. Essa educação pode acontecer principalmente na família e na comunidade religiosa.

Religião é uma palavra que vem do latim “religio” e significa "ligar a", "unir" ou "juntar". Logo, religião significa ligar o ser humano consigo mesmo, com os outros, com a natureza, com o sagrado e com o transcendente ou imanente.

Pode-se dizer que religião é o encontro do ser humano com o sagrado.

Religião é também a maneira concreta de vivenciar o sentimento religioso por meio das práticas religiosas ou espiritualidades, dos ritos ou cerimônias, símbolos, textos sagrado e normas éticas de conduta.

Muitas religiões contribuem para a humanização das sociedades humanas quando buscam ajudar as pessoas a serem felizes e solidárias umas com as outras, bem como, quando promovem a defesa da vida, do bem comum, da justiça, da paz, da fraternidade e do respeito entre todos os povos.

A religião faz parte da vida de muitas pessoas, sendo um valor importante para elas. Todas as pessoas, não importa a religião que professam, merecem nosso respeito e consideração.

ATIVIDADES:

1) Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:

a) dimensão:

b) transcendente:

c) senso:

d) ético (a):

e) comunidade:

f) imanente:

g) sagrado:

h) rito:

i) humanização, humanizar:

j) fraternidade:

k) professar:


2) Releia o texto dado e reescreva no quadro abaixo os significados das seguintes palavras:

RELIGIOSIDADE
RELIGIÃO











3) Como as religiões podem contribuir para a humanização das sociedades humanas?




4) Você conhece ou frequenta alguma religião ou igreja? Cite um ensinamento importante desta religião ou igreja que ajuda as pessoas serem mais éticas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário